quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal no Japão


 Falar sobre o Natal no Japão e falar sobre nada é quase a mesma coisa.
 Como em todos os países não-anti-cristãos, no Japão também há decoração de Natal no comércio, além do movimento que também aumenta nos dias que antecedem ao Natal.

Um dos lugares mais famosos do Japão pela decoração de Natal é Kobe.
Kobe é uma cidade portuária, onde sempre houve muito intercâmbio com o ocidente. Há lojas ocidentais com produtos europeus desde o início do século passado. Kobe também é uma cidade conhecida por ter sido parcialmente destruída por um terramoto em 1995.

Como parte das acções para recuperar a cidade, foi criada a Kobe Luminarie, que é muito visitada na época do Natal. 

O Natal não está só nos pinheirinhos e presépios, no Japão não há presépios.
No Japão não existe o Natal que nós conhecemos a 25 de Dezembro não é feriado. As pessoas trabalham normalmente no dia 24. As famílias não se reúnem. Além da decoração, não muda nada.

Eu disse que há decoração nas ruas e nas lojas e que o movimento aumenta. Mas se não festejam o Natal, afinal porque é que o comércio apela no Natal?
 Bom... o Natal no Japão é o Dia dos Namorados!

O movimento no comércio é principalmente nas lojas que vendem presentes para as namoradas. Até em lojas de jóias caras, é difícil de caminhar nessa época do ano. Para as criancinhas japonesas, coitadinhas, no máximo um
chocolate  do Pai Natal. Só as mulheres ganham presentes bons no Natal. Além dos presentes, os namorados levam as namoradas no mínimo para jantar fora, mas o ideal é ir viajar e passar a noite de Natal num hotel. Se não conseguirem viajar, então pode ser um hotel na cidade. O importante é que seja um lugar chique e ocidental.

O Natal do Japão, como as famílias não se reúnem, também não há ceia de Natal, mas há a comida típica desse dia: frango frito. Na maioria dos casos, não é um frango inteiro como nós fazemos o peru. É frango frito mesmo, do Kentucky Fried Chicken. Desde o meio de Novembro, o KFC japonês aceita encomendas para o dia do Natal. O frango do Natal japonês está mais para o nosso peixe da Sexta-feira Santa do que para o peru de Natal. O ideal é que seja frango frito, mas qualquer coisa serve. Por exemplo, se for ao McDonald's nesse dia, em vez de pedirem o Big Mac de sempre, pedem um Mac Chicken.


メリークリスマス
            (Feliz Natal)





Por curiosidade e resumidamente  noutros lugares do Mundo
Suécia - Nos países escandinavos o natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia. Nas festividades desse dia existem tradições natalinas muito peculiares como uma procissão em que as pessoas carregam tochas acesas. De resto, as tradições de natal suecas são muito parecidas com as do resto do ocidente.

Finlândia - Na Finlândia há a estranha tradição natalina de freqüentar saunas na véspera de natal. Outra tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.

Rússia - Na Rússia o natal é comemorado no dia 7 de janeiro, 13 dias depois do natal ocidental. Uma curiosidade é que, durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas da Rússia e substituídas por árvores de ano novo. Segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.

Japão - No Japão, onde só 1% da população é cristã, o natal ganhou força graças à influência americana, depois da segunda guerra. Por questões econômicas, os japoneses foram receptivos com algumas tradições, como a ceia de natal, o pinheirinho e os presentes de natal.

Austrália - Na Austrália o natal é usado para lembrar as raízes britânicas do país. Tal como na Inglaterra, a ceia de natal inclui o tradicional peru e os presentes de natal são dados na manhã do dia 25. Uma curiosidade: devido ao calor alguns australianos comemoram o natal na praia.

Iraque - Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.

África do Sul - O natal na África do Sul acontece durante o verão, quando as temperaturas podem passar dos 30 graus. Devido ao calor, a ceia de natal acontece em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. Tal como na maioria dos países, tradições como árvores de natal e presentes de natal são quase obrigatórias.

Inglaterra - Na Inglaterra as tradições natalinas são levadas muito à sério. Não é à toa, já que o país comemora o natal há mais de 1000 anos. Presentes de natal, pinheirinhos decorados e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra que em qualquer outro país do mundo.


 Maria Beatriz Compõete Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário